19 de abril de 2012

NOVOS POETAS DA FAMASUL 1


Nesta edição

EDNALDO PORTELA SILVA MOURA
FELIPE DA SILVA MATA
VIVI NASCIMENTTO
Mande seus poemas para esta página
no formato comentário que depois serão colocados aqui, como estes:

EDNALDO PORTELA SILVA MOURA

5° período de Letras/FAMASUL (2012.1)






1. VOCÊ E EU!

Um sonho, um plano, uma imaginação
Agora acordado, idealizado e realizado
Olhamos um pro outro e percebemos
que o maior dos sentimentos nasceu
Como uma orquestra em harmonia
em uma só sinfonia, sem nenhuma ironia
Viva a Vida, Viva o Amor. Viva Você e Eu.
Ser livre pra que?
Correr tanto pra que?
se estou sempre preso
atrelado ao desejo
ao desejo, de te ter

Não por imposição
mas por uma simples razão
a razão de te querer
e pertencer sempre a você
somos dois cúmplices em cada amanhecer

Quem ama de verdade
sabe compreender os dilemas
consegue entender que a vida
também é um poema
tem rosa tem espinho
tem solução e tem problema


2. LITERATURA VIVA


Tudo parece imaginário
tudo parece irreal
parece tudo abstrato
nada parece real
sem a ação do poeta
a vida parece incerta
uma encenação teatral

Mas pra ser Literatura
tem que haver a leitura
numa prática infinita
trabalhando com a escrita
o poeta assim inspira
de maneira natural
trazendo o imaginário
para um mundo tão real.

Voando como as borboletas
nos tracejos ele acerta
escrevendo sua história
ou falando de alguém
criando a Literatura
escrevendo com bravura
sem machucar a ninguém.

Não pode existir Literatura
se a obra não nascer
tem que entender as letras
e a escrita conhecer
tem que juntar as ideias
como abelhas em colmeia
para a obra florescer

Agora tudo registrado
e para o papel passado
aconteceu Literatura
o poeta se elevou
em algo ele se inspirou
quer seja bom, quer seja ruim
o importante é que tornou
Literatura viva e pura
para você e para mim.



3. SEM TI


Sem ti, sou como a poeira
sou como um céu sem estrelas
sem ti, sou ave fora do ninho
à procura de um cantinho.
Sou da águia o filhotinho
sem sentir o teu amor
sou igual a um rico pobre
sem sentir você por perto
ser feliz jamais se pode.

Sem ti, a vida não é vivida
é ter riqueza dividida
viver a vida sem ti
sem ti, o doce é amargo
parece tudo acabado
é como o sal sem sabor
a vida perde o sentido
me sinto desiludido
e tudo perde o valor.

Sem ti, me sinto perdido
sou filhote sem abrigo
sem ter para onde ir
sem ti, eu perco a graça
não há no mundo quem faça
viver a vida sem ti
procuro viver assim
tentando compreender
suspiro a cada minuto
o desejo de te ver.

Percebo que não adianta
viver com um nó na garganta
é bem melhor te procurar
se for preciso ajoelhado
com o rosto todo molhado
por teu amor implorar
esquecer toda a tragédia
que me jogaram no chão
sem ti, minha vida é tão triste
pior que vida de cão.

Sem sentir o teu amor
a vida é vaga e vazia
é folha que o vento leva
é pura monotonia
sem ti, sou peixe fora d'água
tudo é pura utopia
me tira da solidão
feliz estou eu agora
vivendo uma nova história
com você no coração.



FELIPE DA SILVA MATA            
1° período de Letras/FAMASUL (2012.1)



1. ÂNSIA EM MARCHA RÉ

Quando não encontro palavras
uso uma qualquer
Quando não encontro você
Tenho ânsia em marcha ré

De tudo que eu não queria ser
do que perdi
desejei ter.

do que se foi
quis que voltasse
não em espiral
mas em linha reta
do ponto de criança
ou do entendimento.

De onde paro pro centro
do antes o agora
antes é ânsia que não volta
agora é sorte de quebrar-te
está duro o gelo
não a culpo.

Tudo de ruim foi meu
me espanta que ainda
lembres do que foi teu.




2. QUEM NÃO LÊ

Quem não lê
não encontra palavras
tudo foge
tudo foge diante e ao seu redor
se torna pobre
em suas palavras
em seu espírito
em seus atos
de nada sabe
e anda perdido.

Quem não lê
não entende a vida
de nada serve
por nada suspira
não há amor
para proferir
só maldições para rugir.

Quem não lê é leão feroz
encurralado pelo caçador
mas o que lê
é Rei da selva
um livre dominador.

3. POEMA SEM POESIA

Poema sem poesia é um dilema
poesia sem poema é um problema
pior do que sair a luz do dia
te trago na poesia a melodia.

Poema se escuta nas palavras
poesia é sentida pela alma
poema quebra minha compreensão
poesia ilumina a razão
poema sem poesia é marmelada
poesia sem poema água parada
poema sem poesia algo invisível
poesia sem poema é ideia.

Não penso que possas me entender
pois na hora que eu te escolher
pega o papel e te entendes comigo
se palavras te faltarem
abraça teu dicionário literário
me ouves no teu peito
me ouves na tua mente
esquece tudo o que é sentido
e me bota por escrito.

4. O MUNDO

 O Mundo é cheio de desgraça
O Cego olha as barbaridades
imagina o que quer
Mas o Poeta vê poesia
vê a cena
vê a ideia
Transforma Tragédia em arte
Descreve do que quiser
O Mundo feio se torna bonito
O Poeta o transforma
em uma linda tristeza escrita
Aquilo que o homem não quer ver
Nas palavras do poeta ele busca entender.

Literatura é uma verdade
Que devemos compreender
para saber mais do mundo
que devemos conhecer
o Mundo desgraça o Homem
Mas a verdade o faz Vencer


5. INTERESSANTE ...

Interessante ...
Simples mas interessante...
Incompleto, porém Interessante...
Tocante e irritante
você não quis terminar.

Me deixou a pensar
as palavras a voarem
em minha mente
perdidas por quatro versos
que teimaram em não se findar.

Pensamento de poucas palavras
que penetrou com força
como faca de um palmo
meu coração sangrou
e minhas ideias se acabaram
você superou total compreensão
dê tempo ao tempo
termine essas palavras
não me deixe na mão
em completa solidão
imaginando mil palavras
pra interpretar seu coração.



VIVI NASCIMENTTO                                                 

5° período de Letras/FAMASUL (2012.1)

1. EU NÃO SEI SE É AMOR

Eu não sei se isso é amor
Mas hoje acordei com uma saudade de você
Uma vontade de te sentir, te tocar...
Ou de simplesmente olhar pra o seu lindo sorriso.

Eu não sei se isso é amor,
Mas quando penso em você eu suspiro...
Só de pensar em quantas coisas boas poderíamos fazer juntos.

Eu não sei se isso é amor
Mas só em ouvir seu nome
Meu coração acelera.

Eu não sei se isso é amor,
De qualquer forma
Saiba que eu estou aqui,
A sua espera, quem sabe você me ajuda a tirar essa dúvida.

 

2. POESIA E SENTIDO

Poesia não precisa ter rimas
Poesia precisa ter sentido
Deixe sua imaginação fluir
Expresse algum sentimento
Fale algo sobre o amor
Ou sobre o que quiser
Dê sua opinião
Seja a favor ou contra
Isso não importa não!
Manifeste seu pensamento
Dê a ele liberdade.
Esqueça as normas, as regras.
Só não diga coisa com coisa
Vai parecer bobagem.



3. TEMPO, TEMPO, TEMPO...
  

Tempo, tempo, tempo...
Tudo depende de tempo.
Tudo virá com o tempo.
Tudo passa com o tempo.


4. AH, O AMOR!

Ah, o amor!
Esse dá brilho aos nossos olhos
Faz-nos dar suspiros inevitáveis.
Não é engraçado, mas nos alegra.

Ah o amor!
Nenhuma palavra será páreo suficiente
Para descrever tão belo sentimento
Que é indiscutivelmente maravilhoso!

5. A SAUDADE FICA

Você se vai mas a saudade fica
Saudade que não passa
Só aumenta, aumenta, aumenta
Como redemoinho ou tormenta
Mas você não fez nenhum estrago meu amor
E fez,
Apenas estragou a minha solidão
E agora eu não sei ficar sem você
E sei,
Sei ficar inquieta, ansiosa
Esperando você abrir aquela porta,
A porta da nossa casa,
Porque a do meu coração você já abriu meu amor
E desde que você entrou nele a porta emperrou
Preso você ficou,
E quer saber? Se depender de mim
Essa porta porteiro nenhum vai dar jeito.
E a saudade que incomoda meu peito?
Se é por você que sinto,
Eu aceito, eu aceito, eu aceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário