28 de abril de 2013

ZULENE ANALISA O PERFIL DO PROFESSOR



Sobre o livro
O Perfil do Professor de Literatura e as Estratégias de Produção Textual
de Admmauro Gommes
(Ciranda: Xexéu/PE: 2011)

Zulene Lira de Oliveira
5º Período de Letras da FAMASUL, 16/04/2012

          
            Sendo aluna do Curso de Letras, quero destacar alguns pontos importantíssimos desta obra, e mostrar o porquê a qual os graduandos em Letras deveriam ler e por em prática todos os ensinamentos e instruções nela contidos. O modo como Gommes (2011, 12-13) diz:  “Não é exagero afirmar que há alunos que chegam ao curso superior sem se aprofundarem na interpretação do texto. Como esperar que esses saboreiem um livro clássico? Não estaríamos querendo muito para quem sabe tão pouco?” levanta uma crítica muito coerente, em favor do que se espera quando não se tem passado o que é de suma necessidade educacional, pois nem sempre o não êxito desta prática não está no aluno, mas no método adotado, muitas vezes, tradicional e repetido.
           Hoje as escolas fazem programas, projetos para dar conta do que é sua função: Ensinar a ler e escrever, com isso eles tem por glória. No entanto, o autor afirma que isto não é mais que sua obrigação, o que também afirma a LDB (Art. 32 – I), porém, nem isso está sendo satisfatoriamente realizado. Então, como fazer para preparar um leitor crítico, que desperte a construção distinta da visão de autores e professores, e não, meramente uma cópia?
Assim, o autor afirma que é justamente o ato comparativo de duas vértices que causa a formulação da crítica particular do aluno, é quando o professor apresenta a visão de escritores e a dele, provocando o aluno a apresentar uma versão, de maneira a expor sua interpretação literária. Talvez você pergunte: Em que a literatura pode ajudar? Então afirmo que, sendo a literatura uma expressão artística, ela também é a riqueza do país, pois o período Romântico brasileiro tinha por objetivo criar uma literatura diferente e independente da portuguesa, e um dos fundamentos ideológicos do Romantismo é o amor à Pátria, então, saber disso, saber que o Brasil possui sua própria e original literatura é motivo mais que suficiente para querermos aprender o que de fato faz parte da nossa vida. É como afirma Gommes (2011,28): “O texto literário é mais uma oportunidade de se compreender o mundo”, pois ele contém um vasto campo de estudo, que leva o aluno a ter sua própria interpretação.
E ao que se refere à Produção Textual, o autor é feliz em destacar que faz necessário, em primeira instância, o domínio da leitura e uma visão de mundo para o êxito do tema abordado. Logo após, destaca os três tipos de leitura: a diagonal, a leitura normal e a leitura em estudo. E, para minha surpresa, foi uma emoção de já executar os três tipos de leitura sem saber, e ao chegar às páginas 36, 37 e 38 pude aprender o nome que se dá a este hábito de leitura.
Portanto, é válido destacar a forma com que Gommes passeia pela literatura, quando se refere a escritores do período romântico,árcade e de nossa atualidade, evidenciando o domínio de conteúdo, escrevendo assim com grande propriedade. Sem esquecer, das valiosas dicas apresentadas na produção textual.  É por estes e outros motivos que vocês irão descobrir, que acredito fielmente que todos os estudantes do curso de Letras devem ter conhecimento desta obra literária.




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