13 de abril de 2013

A ESSÊNCIA DO SER



Coronel Reginaldo e Vital Corrêa



Jailma e Admmauro Gommes
Admmauro Gommmes, Vital Corrêa de Araújo e o Coronel Reginaldo conduziram um encontro com universitários da FAMASUL (12.4.13), falando de poesia e filosofia, sob o tema A ESSÊNCIA DO SER. A sala de reuniões da Rádio Cultura dos Palmares serviu de palco para as indagações que os alunos levantaram sobre a arte poética e filosófica. Participaram deste acontecimento Ademac, Adna, Caio, Cícero Felipe, Douglas, Ednaldo, Farlla, Gabriela, Jailma, Marta, Osani, Rozineide, Sylvia, e a professora Romilda.


Romilda, Jailma, Ademac e Osani
Rozineide

Gabriela, Adna e Sylvia
Douglas
Cícero, Caio, Farlla, Marta e Gabriela

Ednaldo
 

Gabriela, Adna, Sylvia e Romilda


9 comentários:

  1. O debate realizado sobre "A essência do ser", me fez refletir sobre alguns pontos básicos e fundamentais dentro da poesia Moderna.
    Caro leitor, peço que descartemos qualquer influência advinda dos paradgmas literários tradicionalistas,pois, isso acabaria nos alienando, uma vez que estamos nos referindo a poetas Modernos, portanto, nos coloquemos no mesmo patamar.
    Vital corrêa, o poeta considerado "polêmico", por sua complexidade literária nos traz a seguinte reflexão:"no momento em que compreedermos as coisas, o encanto acaba". Neste sentido, é colocado em evidência o criterioso ponto de vista do poeta, para ele, a essência do do ser além de enigmática é uma busca incessante, sobretudo inacabável.
    Parafraseando o professor e poeta Admmauro Gommes, ele nos diz o seguinte: " sentimento: Não se pode colocar no papel". Isto significa dizer que a essência vai além do perceptível aos nossos olhos, essa garantia encontramos também a partir do poeta atemporal Carlos Drummond de Andrade em seu poema "Procura da Poesia", onde ele nos afirma: " O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia." Essas três finalidades respectivas nos leva a findar um conceito básico sobre este tema em questão, onde a essência para o poeta é, sobretudo, uma busca interminável(no momento em que compreendemos as coisas, o encanto acaba, Vital), ilimitado (sentimento: Não se pode colocar no papel, Admmauro) e enigmático (O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia, Drummond).
    Vale ressaltar que este comentário é uma pequena prévia das várias acepções existenciais sobre este assunto.
    (Romilda Andrade)

    (Agradeço especialmente ao Professor/Poeta Admmauro Gommes, por me conceder um momento tão prazeroso de conhecimentos valiosos e precisos para qualquer intecto que se reconheça na Literatura...
    Eternamente grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua participação, Romilda.

      É importante saber que o conhecimento não está formado em ninguém e isso é uma construção que se faz a cada dia. Mandei para o seu email um texto sobre o encontro com Vital. Se preferir, desenvolva mais este comentário, que publicaremos na revista SINGULAR, que será publicada por Vital.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Conceituados pensadores contemporâneos, em suas reflexões filosóficas acreditam que: " A Essência do Ser tem a missão de ajudar você a reencontrar o caminho para a sua essência. É na conexão com o Ser interior, que você encontrará tudo o que tem buscado durante toda sua vida: força, coragem, amor, serenidade. E para orientá-lo nesta conquista, a Essência do Ser usa todos os meios que lhe são disponíveis: a palavra, o silêncio, o movimento, o som e a imagem. Tudo isso para que você, finalmente, volte à sua casa interior e reencontre o seu paraíso terreno".
    Todavia, e, se, nos conscientizássemos de que nós, como "Ser material", não existíssemos mais, que tudo não passa de uma ilusão; que "apenas a nossa consciência cósmica" existe de fato presa a esta dimensão e que portanto, já não mais existimos fisicamente?
    Assim como quando você olha o brilho de uma estrela no firmamento, ela pode não mais estar lá, apenas sua luz ainda chega até você, pois ela já virou uma super nova, ou seja, se extinguiu a bilhões de anos.
    Pense nisso!
    Riccardo Guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreender a "essência do ser" é algo inatingível. Mesmo assim, o homem se indaga todos os dias, pois isso representa uma das motivações para continuar existindo. A sua ligação com o Eterno torna o humano cada vez mais especulativo, quando nossa ignorância é tão grande a ponto de alguns duvidarem da essência cósmica, geradora de todas as essências.

      Excluir
  3. Vital Corrêa grande ícone da Literatura e aspectos radicais ! ( Érick Cosmo - I período de Letras )

    ResponderExcluir
  4. A poesia vivida por grandes autores segue os parâmetros da literatura, onde fazem passo a passo sua métrica, sua rima, entre outras ferramentas, porém o poeta Vital nos mostrou um novo conceito de poesia. De acordo com Vital “A Poesia é a essência do ser”, ou seja, para ele o homem que não sabe poesia, não é completo, ainda lhe falta algo.

    Dentro de várias indagações sobre poesia, Vital ressaltou que “É melhor se expressar do que se comunicar”, dentro deste argumento, podemos perceber que a expressão colocada nos textos poéticos é mais importante do que a sua compreensão, e ainda pensando no argumento anterior do autor surgiu uma nova questão em nossas mentes, como podemos nos expressar sem sermos compreendidos? Onde foi rapidamente respondida pelo mesmo.

    Vital argumentou que a expressão através de palavras não pode ser clara, pois assim perde a graça porque o leitor descobre rápido o segredo guardado dentro do texto e para este argumentação, o poeta fez uma comparação entre a poesia e o casamento, na qual foi dita “Se o casal descobre todos os gostos ou segredos do outro, o casamento perde a magia, assim é a poesia”. Suas palavras são sempre voltadas à poesia, mas também a acontecimentos diários.

    O poeta também falou sobre a importância do livro de poesia no qual ressaltou “Um livro de poesia só serve para fazer peso em papeis na mesa da reunião”. Com base neste argumento Vital nos fez ficarmos surpresos ao dizer que escrevia porque iria morrer, nos mostrando implicitamente a vontade de imortalidade.

    Enfim falar de poesia com Vital Correia é viajar em palavras confusas e enigmáticas, é transformar o certo em incerto, é simplesmente imaginar sem descobrir a realidade, é viver um mundo poético de mistérios, pois se descoberto seus segredos o derrota.

    ResponderExcluir
  5. Vital: Poesia abstrata ou concreta?

    A poesia vivida por grandes autores segue os parâmetros da literatura, onde fazem passo a passo sua métrica, sua rima, entre outras ferramentas, porém o poeta Vital nos mostrou um novo conceito de poesia. De acordo com Vital “A Poesia é a essência do ser”, ou seja, para ele o homem que não sabe poesia, não é completo, ainda lhe falta algo.

    Dentro de várias indagações sobre poesia, Vital ressaltou que “É melhor se expressar do que se comunicar”, dentro deste argumento, podemos perceber que a expressão colocada nos textos poéticos é mais importante do que a sua compreensão, e ainda pensando no argumento anterior do autor surgiu uma nova questão em nossas mentes, como podemos nos expressar sem sermos compreendidos? Onde foi rapidamente respondida pelo mesmo. O fragmento abaixo ilustra o pensamento de Vital:

    “O dia vazio nutriu o tédio até a náusea cevou o meio-dia com pinos ásperos e a tarde jazeu entre as plumas lentas do mormaço”. (Poema Noite Interior)

    Vital argumentou que a expressão através de palavras não pode ser clara, pois assim perde a graça porque o leitor descobre rápido o segredo guardado dentro do texto e para esta argumentação, o poeta fez uma comparação entre a poesia e o casamento, na qual foi dita “Se o casal descobre todos os gostos ou segredos do outro, o casamento perde a magia, assim é a poesia”. Suas palavras são sempre voltadas à poesia, mas também a acontecimentos diários, como em:

    “A almôndega é uma comédia de carne que se encena nos tablados da boca. É uma cantora do coro de vozes do esôfago que faz dueto com o molho”. (Poética da Almôndega)

    O poeta também falou sobre a importância do livro de poesia no qual ressaltou “Um livro de poesia só serve para fazer peso em papeis na mesa da reunião”. Com base neste argumento Vital nos fez ficarmos surpresos ao dizer que escrevia porque iria morrer, nos mostrando implicitamente a vontade de imortalidade. É exatamente isso que se vê nos versos:

    “Retornar a ser
    Ou ser eterna cinza”.
    (A verdade da morte)

    Enfim falar de poesia com Vital Correia é viajar em palavras confusas e enigmáticas, é transformar o certo em incerto, é simplesmente imaginar sem descobrir a realidade, é viver um mundo poético de mistérios, pois se descoberto seus segredos o derrota.

    ResponderExcluir
  6. Deveria ter participado desse grande encontro, encontro de literários engajados e ou admiradores de uma poesia contemporânea, como é o caso do poeta Vital Correia. Agradeço pelo convite e até o próximo encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, que pena que você não foi.

      Aguarde notícias sobre este assunto.
      No início de junho deve acontecer o lançamento da Revista SINGULAR, na Famasul.

      Enquanto isso, me envie seus textos para futuras edições.

      Excluir