27 de maio de 2014

FÓRUM DE ATUALIDADES 2004:

UM NOVO CAMINHAR SOBRE O VELHO CAMINHO

Quais as questões sociais que mais nos chamam a atenção? Dê sua opinião
Aborto - Analfabetismo - Copa do Mundo – Drogas 
Lei da Palmada Lei Maria da Penha  
Política Preconceito - Protestos - Divórcio   Sexualidade - Violência  e outros


LEIA EM COMENTÁRIOS (do 1º Período de História)

1. O PRECONCEITO NO DIA A DIA! - José Gustavo da Silva Castro
2. DESMATAMENTO ILEGAL - Paulo Roberto Pereira da Silva
3. VIOLÊNCIA NO BRASIL - Thalles Manoel Gomes do Nascimento Silva
4. SEXO, VIRGINDADE E CASAMENTO - Alexandra Rosendo
5. A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES - Silvania Ferreira
6. OS VÁRIOS TIPOS DE PRECONCEITO - Albanielly Soares de Lira
7. AS DROGAS E SUAS CAUSAS NA SOCIEDADE - Cleomon Pereira Dos Santos
8. LEI MENINO BERNARDO (LEI DA PALMADA) - Vitória Maria da Silva
9. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - Maria Lídia Paula da Silva
10.       A APLICAÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL , CERTO OU ERRADO?- Darlene Tamyres Bezerra De Souza


ESTAMOS AGUARDANDO O SEU!


18 comentários:

  1. José Gustavo da Silva Castro28 de maio de 2014 às 00:20

    O preconceito no dia a dia!
    Hoje em dia o preconceito de pessoas por cor, religião, peso, sexo etc. É comum encontrar no nosso dia a dia, pois muitas vezes a pessoa que é ofendida por uma forma de descriminação seja ela um fenômeno de raça, econômico, social, , político e cultural. É dever como cidadão abrir um boletim de ocorrência, pois esta escrito na Lei 8.081 de 21 de setembro de 1990, altera a Lei 7.716, a Lei Caó, Artigo 20º – Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, a pena é de reclusão de 1 a 3 anos e multa;
    O racismo ocorre na maioria das vezes em grupos ou pessoas que apresenta alguma condição de diferença considerada as mulheres, negros, e homossexuais os mais atingidos.
    Infelizmente a descriminação na humanidade é um dos maiores problemas sociais, em geral a população deve ter em mente que estas pessoas descriminadas também são humanas e tem sentimentos como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Roberto Pereira da Silva28 de maio de 2014 às 00:25

    DESMATAMENTO ILEGAL

    Existencialmente relações voltadas aos seres humanos implicam em um risco, onde e desencadeado em meio à natureza, que por suas ações ilegais de certa forma gera um agir de maneira brusca, trazendo aos olhos da sociedade consequências que impõem transformações em diversos campos.
    A ação humana em meio a natureza ela está voltada ao crescimento e ao disparo de desenvolvimentos de algumas empresas e até mesmo pessoas, que de qualquer tipo contribuem para que está ação seja, continuada, e o meio ambiente altamente prejudicado, pois ao comprarem matéria-prima ou qualquer tipo de material ilegal esta de certa forma contribuindo para está ação.
    Por meio dessa medida de desmatamento ilegal através de prática de ganâncias humanas, acaba gerando para a sociedade um grande risco.
    Sendo o desmatamento um crime, é bom enfatizar que essa maneira de agir em meio à natureza é um caminho que perante a lei refere a ato criminal.
    Mediante ao ponto em que é admissível, e ainda tem pessoas que fingem que não ver, e a cada dia vem aumentando esse ritmo devastador que na concepção de meia dúzia implica em continuar a praticar esse enorme prejuízo ambiental, econômico e social à nação.

    ResponderExcluir
  3. Sexo, virgindade e casamento.

    Sabemos que no passado as mulheres não tinham os direitos e a “liberdade” que tem hoje.
    Eram tratadas com inferioridade e não podiam opinar em absolutamente nada, inclusive na escolha do seu marido. O casamento era um negócio, e elas precisavam ser virgens e obedientes para serem compradas por um alto valor, caso contrario eram consideradas impuras.
    Os anos se passaram, e essa ideia de casamento arranjado ficou nos tempos de outrora, hoje, os casais tem a liberdade de escolher seus parceiros e até de praticar sexo antes do casamento. O que antes a sociedade condenava, hoje, não condena mais e, tratam com naturalidade todas essas transformações. Atualmente, os homens encaram com tranquilidade a sua futura esposa não ser mais virgem, afinal, virgindade é uma questão de escolha pessoal. Mas vale salientar que essa concepção não é válida para o mundo todo, no Oriente, por exemplo, é obrigação da mulher se manter “pura” até o casamento.
    Ainda existem muitos preconceitos relacionados a esse tema, algumas pessoas se prendem a ideias religiosas e esquecem de fazer o que sentem vontade. Sexo é uma escolha, e se a maioria escolheu realizar antes do casamento, é normal, pois temos o direito de fazer com o nosso corpo o que nos faz bem.
    Preocupamos-nos demais em acertar e muito pouco em vivenciar, seja com a nossa visão, tato, paladar, e até mesmo com o corpo todo, por isso, seja antes ou depois do casamento, no motel ou em casa, com 25 ou 40 anos, o importante é fazer do seu corpo o que lhe der prazer, associando o sexo ou não.

    ResponderExcluir
  4. A diferença entre homens e mulheres

    A uma grande diferença entre comportamento feminino e masculino. Claro sexo oposto hormônios diferentes, cérebros usados de formas opostas em ambos os sentido, para que posamos entender melhor esse assunto convido você a fazer uma pequena viagem, vamos lá para a pré-história, para lembramos como foram divididas as tarefas de homens e mulheres, o homem era o caçador, tinha que trazer alimento para a sua tribo, a mulher por sua vez era a protetora da cria e do lugar onde eles habitavam.
    Desta forma com tarefas tão distintas, que cada um desenvolveu suas habilidades para cada tarefa que lhes cabia. Assim seus cérebros foram desenvolvendo hemisférios diferentes, na fala mesmo, dizem que a mulher é, mas tagarela que o homem e de fato é, em diversas partes do mundo sempre vai haver um homem se queixado que sua mulher fala demais.
    Mas também o homem foi adaptando para caçar ficar em silêncio para pegar a sua presa e estar adaptado a falar menos. O livro ‘ porque os homens fazem sexos e as mulheres fazem amor’ diz que os homens usam o hemisfério esquerdo para utilizaram a fala enquanto que as mulheres utilizam os dois. Ais mulheres são, mas perceptíveis que os homens são capazes de irem a uma festa e fala á roupa que cada um estava usando, e com riqueza de detalhes. Já os homens não exemplo pergunte para um garoto como foi a festa ele provável mente vai fala ‘hum foi legal’ faça a mesmo pergunta para uma menina ela provavelmente ira lhe descrever a festa e conta fatos, do tipo quem estava com quem, a roupa daquela estava assim, e assim em diante. Homens com seus extinto de caçador tem, mas foco para uma dimensão espacial, é fato que vários homens reclamam muito que mulheres não dirigem bem nelas a visão espacial não foi tão bem desenvolvida como a deles. Exemplo estava assistindo um debate sobre vida conjugal e tinha um comentário de um homem que dizia que não sabia onde ia parar a visão privilegiada que a sua mulher tinha para encontra coisas que ele queria esconder, na hora de guarda o carro na garagem, porque ela sempre quebrava o retrovisor.
    Mas o que realmente, mas é engraçado de todo isso é que um é o oposto do outro, e ambos se completam.

    ResponderExcluir
  5. Thalles Manoel Gomes do Nascimento Silva28 de maio de 2014 às 13:35

    Violência no Brasil

    Muitos são os casos de violência no Brasil, o que comprovam isso são os noticiários dos rádios ,jornais e outros tipos de comunicações, onde mostra a verdadeira realidade do nosso país. As pessoas andam assustadas com o índice de violência que vem aumentando a cada dia que se passa, nas ruas pessoas sendo abordadas por aqueles que praticam a violência até mesmo em sua própria residência ,ou seja, a sociedade vive em um país totalmente tomado por esse grave problema .Vimos recentemente um caso de violência, de um menino de apenas 11 anos de idade que foi morto pela madrasta a mando do pai, por uma herança que sua mãe deixou quando morreu... Então que país é esse ? Que as pessoas não podem mais sair nas ruas para não correr o risco de perde a vida. Os políticos , por sua vez tem culpa por não sair nas ruas para ver a verdadeira realidade do país, eles só saem quando é necessário ,enquanto isso a população sofre com a criminalidade nas ruas. Onde estão as autoridades ? Será que eles sabem realmente o que o povo está passando? Na verdade muitos estão de vida boa, enquanto a sociedade sofre com essa imensa violência, e eles estão tranquilos como se nada estivesse acontecendo. Nenhuma justiça foi feita para aqueles que praticam esse tipo de crime brutal e nenhuma atitude foi tomada para aqueles que durante a política promete muito e não fazem nada. Apenas entram no poder por interesse e não para lutar pela sociedade. Mais, está chegando o momento das pessoas lutarem pelos seus direitos, terem uma segurança adequada e mostrar para muitos que podemos sim, ter um Brasil melhor, colocando verdadeiras pessoas para lutar e trabalhar pelo nosso país e não gente que queira brincar e fazer o povo de besta.


    Observação:. Professor analisando o meu artigo de opinião, resolvi mudar algumas forma de expressar minha opinião e fiz algumas alterações. Por esse motivo reenvio neste momento, espero que entenda.

    ResponderExcluir
  6. Vitória Maria da Silva28 de maio de 2014 às 13:41

    LEI MENINO BERNARDO (LEI DA PALMADA)
    Na semana passada o que esteve em quase todas discussões foi o assunto da lei menino Bernardo que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da câmara. Esse projeto estabelece que a criança e o adolescente têm o direito de ser educado e cuidado sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. A sanção mais dura imposta pela Lei da Palmada é uma advertência. Há previsão também de medidas como encaminhamento para tratamento psicológico ou psiquiátrico. A sociedade em geral se divide, enquanto esse assunto, já os mais radicais contra essa lei, são os evangélicos pois eles acham que o estada vai interferir na educação familiar. Ao meu ver essa lei só vai auxiliar ainda mais a combater a violência doméstica contra crianças e adolescentes porque muitos pais e responsáveis queimam, maltratam essas crianças e não existe nenhuma lei que punir esses agressores adequadamente. E esses tipos de maus trados estão crescendo cada dia mais no Brasil. E bater não é a melhor forma de se educar alguém porque violência gera mais violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEI DA PALMADA

      Art. 18 do Estatuto da Criança e Adolescente, impõe que “ É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.” Isto é dever da sociedade, da família e do Estado garantir o direito a integridade e dignidade das crianças e adolescentes . Todavia a “Lei da Palmada” tem gerado polêmica uma vez que tenta intervir na maneira dos pais educarem seus filhos, entendo que este não é dever do Estado, o que deveria ser pensado seriam projetos que visassem conscientizar as famílias de que bater nem sempre é a melhor forma de educar, o problema no meu entendimento não está numa palmada, mais sim em atos extremos de violências, esses é que devem ser combatidos.
      "Amanda"

      Excluir
  7. darlene tamyres bezerra de souza28 de maio de 2014 às 14:13

    A Aplicação da Pena de Morte no Brasil , Certo ou Errado?

    A pena de morte tem sido usada por diversas sociedades ao longo da história, entretanto atualmente ela vem se tornando um assunto polêmico e um foco de grande discursão. Mas a grande questão é: será que é certo punir crimes com a morte? Será que a pena de morte se aplicaria efetivamente na sociedade brasileira?
    A aplicação da pena de morte vem desde a antiguidade nas sociedades como uma forma de punição, mas segundo o artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. A pena de morte não deveria ser aplicada na sociedade atual por ferir um direito essencial, que é a vida.
    Seria um ato de irresponsabilidade por parte dos “homens da lei” aplicar esse modo de “justiça” no Brasil, já que é comum a justiça brasileira cometer erros, como o caso do pernambucano Marcos Mariano da Silva, que passou 19 anos preso injustamente, e morreu esperando uma indenização. Casos como esse se tornaram comuns no Brasil e erros assim não podem ser cometidos quando se trata da vida humana.
    A pena de morte não deveria ser aplicada em nem uma circunstância por ferir um direito básico. Ela não seria bem aplicada na sociedade brasileira porque nossa justiça é falha, e suscetível a erros. Um crime não dever ser justificado com outro crime, a punição de criminosos é necessária, mas há maneiras menos violentas e mais justas de punir um criminoso, afinal todos merecem uma segunda chance.

    ResponderExcluir
  8. Maria Lídia Paula da Silva28 de maio de 2014 às 14:42

    GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    A gravidez na adolescência é um caso muito polêmico, que hoje muitas garotas de 13 à 16 anos são mães, o que causa muito conflito no seu relacionamento familiar. Adolescentes que iniciam sua vida sexual precocemente, acabam engravidando, o que acaba prejudicando sua juventude. Frequentemente isto acontece a partir da primeira relação sexual de uma adolescente, sem a conscientização do uso do preservativo, que é de suma importância para que não se possa ter alguma doença sexualmente transmissíveis ou a gravidez antes da idade. Hoje, muitos jovens praticam o sexo por curtição, e acabam esquecendo que muito adiante poderão ser pais e mães, que muitas vezes não estão preparados emocionalmente como financeiramente, apara assumir tamanha responsabilidade, o que incetiva a muitos jovens saírem de casa, deixarem os estudos, abandonarem seus filhos e com isto, acabam fugindo da sua própria realidade.

    ResponderExcluir
  9. Albanielly Soares de Lira28 de maio de 2014 às 16:26

    Normalmente, quando falamos em preconceito, a primeira coisa que surge na nossa mente é a ideia de rejeição, de não aceitação de algumas características em certo individuo que não são de acordo com os padrões que a sociedade dita. Só que mais do que isso, o preconceito deveria ser visto e encarado como uma doença, uma atitude de alienação e um ato de violência.
    Existem vários tipos de preconceitos, os mais comuns na sociedade dizem respeito ao social, sexual, religioso e racial. No mundo moderno e desenvolvido em que vivemos, o que parece não ter evoluído ainda é a consciência, o fator humano das relações sociais, porque o modo como as pessoas encaram as diferenças entre os seres, é muito pequena, enquadrada. Pessoas que se julgam intelectuais e importantes demais, se classificam como preconceituosas, discriminando e cometendo atos repudiante contra outra pessoa.
    Segundo dados do Centro Nacional de Investigação Social do Reino Unido, em uma pesquisa realizada com 20 mil ouvintes nesta quarta feira 28, um terço desses admite ter preconceito racial, questão que já deveria não existir mais em uma sociedade que se diz tolerante e liberal. Ainda de acordo com Penny Young, conselheira do centro o nível de preconceito havia diminuído na década de 90, mas, aumentou no inicio deste século. Isso não é só realidade dos ingleses, mais o mundo todo sofre com esse mal, e no Brasil não é diferente. São exemplos disso as cotas para ingressar nas faculdades, as agressões e perseguições que as pessoas sofrem por terem opções sexuais divergentes ao que a maioria da população considera normal ou correto, a discriminação constante contra os indivíduos de baixo nível social, etc.
    Diante de tudo isto, onde fica o respeito, a democracia, a liberdade? Igualdade para todos. Será que existe de verdade? Vejo que não! Se o próprio povo viola os direitos humanos, como poderemos cobrar esses direitos dos governantes, e pedir proteção perante as leis. Vemos que se trata de uma questão de caráter, de princípios que devem ser desenvolvidos a partir de uma boa educação, de aprender a conviver, de entender o respeito, valorizar e compreender a relevância das diferenças para a formação do mundo.
    O que é mais importante para uma pessoa, a cor, o sexo, a religião, o status social, ou considerar que somos todos humanos, todos falhos, e vivemos em busca do que seja melhor para cada um de nós. O fato de algo não ser bom para alguém, não dá a ele o direito de ser indiferente com o outro. O preconceito leva a marginalização, dissemina violência e não evolui nenhum ser humano.

    ResponderExcluir
  10. Cleomon Pereira Dos Santos28 de maio de 2014 às 16:30

    As drogas e suas causas na sociedade
    A sociedade sofrendo com o crescimento de jovens e adultos usuários de drogas, apresenta no Brasil o aumento de 25% desde 2013 até o presente momento, a falta de compreensão e colaboração perante esse assunto vem se agravando nos dias atuais, pois são sintomas que não altera apenas a vitima, mas também a sociedade como um todo. Diversos fatores são prejudiciais porque não é só a saúde atingida, são fatores que modificam a maneira de pensar, raciocinar e agir dos usuários. O serviço de segurança publica apresenta condutas de que se adaptaram a essa realidade se aliando a essas vítimas dando cobertura ao tráfico e desvalorizando o profissional de sua área.
    O dever da sociedade não é se esquivar. É necessário uma compreensão para tratar desses usuários, a partir de meios que envolva, paciência, cautela, e seriedade, fundamentando fatores sociais seja eles, um mal relacionamento com a família e o usuário, até a falta de afetividade de seus amigos e vizinhos agravando ainda mais sua dependência, conforme o estatuto da criança e do adolescente a família são responsável por 42% de seus parentes serem usuárias de drogas. O uso de substancias intorpecentes, torna o individuo viciado, buscando nelas uma forma de se libertar, porém o uso causam efeitos que podem os levar até a morte.
    O ser humano adquire hábitos, manias e vícios desde seu nascimento. As formas de preconceito, agrega a desvalorização e negatividade, deixando-os cada vez piores. As maneiras de ajudar é contribuindo em projetos sociais e ajudando a sociedade para ter um pais de menos vitimas usuárias de drogas e mais vidas salvas, melhorando e transformando nos aspectos : populacional, social, cultural e educacional do país.

    ResponderExcluir
  11. Lidiane Maria dos Santos28 de maio de 2014 às 20:15

    Diga não ao aborto
    Segundo a igreja católica o aborto é considerado um crime, pois acredita-se que desde o momento da concepção já exista uma possível vida. No meu ponto de vista considero sim o aborto como um crime e acrescento ainda mais , deveria ter uma pena tanto para aqueles que prática quanto para aqueles que de alguma forma colabora.
    No entanto, muitos casais recebem a notícia da gravidez como um grande “problema”, por acreditarem que terão o futuro profissional e amoroso comprometido. A solução para muitos é o aborto. Um mal que acaba tanto a sociedade quanto a vida de muitos. Sem com que estão sendo contra a vontade de Deus onde lá em Mt 25.45 Ele afirma , que quando fizermos algo algum daqueles pequeninos e a Ele que estão fazendo. E sado porém, que o ato de se intervir naquilo cujo propósito é divino,implicará em consequências não proveitosas,haja vista que os desígnios de Deus são perfeitos e,quando nos opomos a eles, estaremos através de nossas atitudes, renegando os seus feitos.Não temos por hipótese alguma o direito de interromper o nascimento de uma semente que nos dará o Deus pai criador, considero porém, o aborto uma aberração, ao mesmo tempo que sou a favor de uma pena mais severa para os tais que o cometerem. Portanto Se damos à mãe o direito de matar um filho em seu ventre, porque é um “estorvo” para ela, teríamos de dar o mesmo direito a um filho de eliminar a sua mãe velha e doente que é um “estorvo” para ele. Se existe direito ao aborto, então, temos real direito de matar qualquer um, a diferença será apenas a idade da vítima..

    ResponderExcluir
  12. Liberar é caminho certo?

    Em 2012 a Unifesp divulgou um estudo onde afirma que no Brasil mais de 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente, e que mais de 8 milhões já experimentaram a droga. Então porque não legaliza-la?Talvez esta seja a pergunta que a maioria dos indivíduos, que convivem ou são afetados por ela, se fazem. Se ocorresse o ato da sua liberação,a Cannabis,se igualaria a drogas feito cigarro e álcool.Porem isso envolve questões econômicas e de saúde publica.Veja por um lado a sua liberação dariam um pequeno impulso na economia brasileira,porque alem dos impostos que seriam cobrados para a produção dentro dos padrões e dos empregos diretos gerados,haveria um aumento no turismo brasileiro.O lado ruim seria o que?O vicio?Pense bem toda droga traz um vicio e esta não será a primeira nem a ultima. Outro fato é que ela faria mal a saúde, porem isto vem a ser um conhecimento empírico. Cientistas ainda não comprovaram nenhum efeito na saúde do usuário se comparados as drogas do mercado:álcool e cigarro.Certeza de que iria funcionar nos não temos,porem a luta contra ela também não esta funcionando.Exemplos?Temos os EUA, onde em alguns estados é liberado o uso. E a Amsterdã na Holanda, conhecida como a capital mundial da maconha.

    ResponderExcluir
  13. Diego Moreira (Professor da FACIP)29 de maio de 2014 às 20:03

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL



    Já que estamos discutindo atualidades e um dos tópicos do fórum se trata de “protestos”, trouxe à tona uma questão bastantes pertinente: Planejamento Estratégico Governamental.

    Eu não sei se vocês conhecem a história do técnico de futebol que após mostrar aos seus jogadores o esquema tático por ele preparado para a partida disse:

    - Será desta forma que chegaremos à vitória.

    Nesse momento foi interpelado por um dos jogadores que indagou:

    - Professor, o senhor acertou esse esquema com o outro técnico?

    Esta história, com outras palavras, mas com o mesmo enfoque, eu escutei em diversos cursos de planejamento que tive a oportunidade de frequentar. Itiro Iida conta esta história em seu artigo “Planejamento estratégico situacional. Produção, v.3, n.2, p. 113-125, 1993”, inclusive identificando quem foram as pessoas envolvidas na conversa. Eu recomendo a leitura do artigo, não por conta da história, devido a excelente abordagem que o autor faz sobre planejamento estratégico situacional. O artigo pode ser encontrado em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131993000200004.

    Aproveitando o gancho da história posso dizer que o planejamento muitas vezes é assim. Fazemos o planejamento e esperamos que tudo ocorra conforme o planejado. Geralmente trabalhamos com um cenário quando na realidade existem vários cenários possíveis. Em cada um deles existe um “e se”. Esquecemos o seguinte: além dos atores participantes que executarão a ação, existem vários outros “atores” que serão afetados pela ação. Eles terão voz e poderão impulsionar ou impedir o alcance das metas estabelecidas.

    Um planejamento parte da indagação “O que nós somos / onde estamos (hoje)?” para outra indagação “O que nós queremos ser / onde queremos estar (amanhã)?” e a partir daí estabelecemos um rumo.

    Uma coisa importante que não devemos esquecer é que existe uma variada terminologia para designar a mesma coisa. Quando alguém pergunta: “Qual é o nosso negócio?” na realidade o que está querendo dizer é: “Ao que de fato nós nos dedicamos?” Atenção! Isto não tem nada a ver com atividade empresarial. O negócio pode ser cuidar da saúde pública da população, ou erradicar o analfabetismo.

    Quando nos referimos aos envolvidos no processo podemos chamá-los de atores, participantes ou mesmo de “stakeholders” para usar uma terminologia muito em voga na área de administração. Na verdade está se querendo dizer praticamente a mesma coisa.

    Juntando as ideias chegamos ao essencial. Para se fazer um planejamento estratégico funcionar, independente da terminologia usada por Matus, Mintzberg ou qualquer outro autor, é necessário o que? Eu lhes digo: COMPROMETIMENTO por parte dos envolvidos. No antes e no depois. O “modelito” abaixo que eu desenhei mostra mais claramente e talvez fale melhor do que mil palavras.

    O planejamento no Brasil tem falhado muitas vezes. Quando falha é porque, no mais das vezes, não passa de um conjunto de ideias escritas em um papel, onde, de forma burocrática, seguindo esta ou aquela linha teórica (leia-se aqui Matus, Mintzberg, Bryson, etc.). Foi esquecido o essencial, o comprometimento em alcançar as metas, em viabilizar o que foi planejado, em garantir a constante adaptação às mudanças que inevitavelmente ocorrerão, etc.

    Portanto não esqueçam: Quando forem participar de planejamentos vocês devem ficar atentos e verificar se os envolvidos (todos eles) estão de fato comprometidos com a execução daquilo que se está planejando. Indaguem, alertem e/ou cobrem.

    ResponderExcluir
  14. A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO.
    É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito á presença feminina no mercado de trabalho. Apesar dos inúmeros desafios que a mulher tem enfrentado para conseguir o seu espaço. Foi a partir da segunda guerra mundial que muitas mulheres viram-se obrigadas a mudar a realidade em que viviam, e assumir um papel diferente, ou seja, além de realizar seus deveres domésticos como ser mãe, esposa e dona do lar, isto é no ambiente familiar, elas perceberam também a necessidade de mudar de atitude e então as mulheres começaram a busca por trabalhos fora de casa, com intenções de ajudar a complementar a renda da família. Infelizmente vivemos em uma sociedade machista que ainda não foi capaz de compreender e aceitar o natural dom de capacidade e qualidade que a mulher possui para desempenhar funções que antes eram atribuídas somente aos homens, sendo que por varias décadas diferentes cargos e profissões eram considerados de competência masculina, e esse tabu foi quebrado porque com o passar do tempo as mulheres tem encarado os desafios propostos pelo mercado de trabalho com muita convicção e disposição. Vive-se em uma época de grandes transformações na estrutura familiar, a mulher assumi um papel de provedora econômica sendo atribuídos a ela outros papeis além daqueles puramente femininos. Diante de tudo que as mulheres têm conquistado devemos assimilar totalmente uma ‘nova forma de pensar’ enxergando-a como um membro essencial na sociedade, com os mesmos direitos e deveres dos homens. Embora, tenha obtido avanços significativos um dos maiores problemas enfrentados ainda não deixou de existir que é o preconceito e a discriminação, mas principalmente desigualdade de gênero. Mas sabe-se que com a inclusão da mulher no mercado de trabalho o cenário econômico e social mudou, com sua sensibilidade e inteligência emocional pode-se dizer que conseguiu conquistar seu espaço em diferentes áreas. Todavia, sabemos que trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente. Com a consolidação do século X|X algumas leis passaram a beneficiar as mulheres e a partir daí começou a luta pela aplicação dos seus direitos, e ainda lutando pela eliminação de qualquer tipo de, de descriminação ou preconceito. A mulher moderna vem superando barreiras seculares e contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade menos desigual. Devemos respeitar o “sexo frágil” e suas funções dentro dos variados espaços de convivência.

    ResponderExcluir
  15. Racismo no brasil
    O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.Com isso, percebe-se como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso.Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelass pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este texto já está disponível em: http://racismo-no-brasil.info/

      Sinto muito, mas perdeu seu tempo mandando um plágio.

      Excluir