31 de março de 2015

A VOLTA DE VITAL CORRÊA

O poeta VITAL CORRÊA DE ARAÚJO (de óculos escuros) tem participado nos últimos anos de vários momentos com universitários da FAMASUL. Sempre discutindo questões acerca da poesia absoluta, bandeira literária que ganhou forças nesta faculdade, esteve presente mais uma vez (31/3/15)

19 de março de 2015

FEELING POÉTICO

 Por Vital Correia de Araújo
        
Abaporu (pintura a óleo de Tarsila do Amaral)
        O professor de teoria literária da FAMASUL, Palmares, Admmauro Gommes, eu o tenho como um homem cortês, inteligente, cultivador, religioso e magnífico poeta. Nos últimos dois anos, tem desenvolvido um trabalho espetacular pela introdução de um novo conceito ou renovação conceitual de poesia, à frente do movimento literário Poesia Absoluta. Tem produzido Admmauro Gommes poemas e crítica sobre o que eu nomino de poesia remoderna ou neoposmoderna.

18 de março de 2015

FERNANDO PESSOA POR OSMAR PRADO

O magistral Poema em linha reta de Fernando Pessoa é interpretado brilhantemente pelo grande ator Osmar Prado. Impressionante!

O texto começa assim:

“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo...”

15 de março de 2015

MARGARINA, HAICAI E POESIA ABSOLUTA


DA COMPOSIÇÃO DA MARGARINA AO CONSUMO DA POESIA
           Por Cleber Teixeira

Cleber Teixeira
Numa sala de aula, tirar texto de aluno é como tirar leite de pedras. É?

Há alguns anos, conheci o professor Admmauro Gommes, quando estudava Letras na FAMASUL, em Palmares, PE. Sujeito tranquilo de prosa articulada e poesia elegante, ironia cáustica e postura altruísta. Com ele comecei e desvendar literatura e perceber que há muito texto dentro da gente implorando pra sair.

14 de março de 2015

INSPIRADO POR MARGARINA

14 Poemas de Admmauro Gommes, Cleber Teixeira, Neilton Farias, Rejane Correia, Genyff Farias, José Rodrigues Filho (Zé Ripe), Sylvia Beltrão, Marcondes Torres Calazans, Ademac Gommes, Kenedy Wellington Moreira e Silva, Vital Corrêa de Araújo, Suzane Ferreira, Edson Marques e Fábio Nazaro
        Sobre a polêmica se existe inspiração ou não, provoquei os participantes de um minicurso na FAMASUL (02/03/15) instigando-os a

13 de março de 2015

DIA DA POESIA

Em 14 de março, comemoramos o Dia Nacional da Poesia.


Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.

6 de março de 2015

LITERATURA, MÚSICA, LEITURA E REDAÇÃO NA FAMASUL

Com depoimentos de Sylvia Beltrão e Marcondes Torres Calazans

Foi assim que aconteceu o minicurso 
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL 
na FAMASUL (de 2 a 6/3/2015): 


O evento ministrado por Admmauro Gommes reuniu alunos de vários períodos de Letras da faculdade, com depoimentos da recém-formada Sylvia Beltrão, escritora, e os universitários Flávia Almeida, Ismael Roberto e José Rodrigues (mais conhecido por Zé Ripe). 


A programação constou dos tópicos:

1.     A leitura como prática que antecede a escrita;
2.     Gêneros e tipologia textuais;
3.     Redação: do haicai ao artigo científico;
4.     Características do texto literário; e
5.     Espécies de leitura (com destaque para a leitura em diagonal, que sugere que um livro de 70 páginas seja lido em 5 minutos).

Com o último tema, os alunos leram o livro Joaquim de Xexéu (Admmauro Gommes e Antonio de Souza Jr.)

3 de março de 2015

INSPIRAÇÃO

INSPIRAÇÃO OU DOMÍNIO DA TÉCNICA?

SARAMAGO: EU NÃO SEI O QUE É A INSPIRAÇÃO
Eu não sei o que é a inspiração. (...) imaginemos que eu estou a pensar determinado tema e vou andando, no desenvolvimento do raciocínio sobre esse tema, até chegar a uma certa conclusão. Isto pode ser descrito, posso descrever os diversos passos desse trajeto, mas também pode acontecer que a razão, em certos momentos, avance por saltos; ela pode, sem deixar de ser razão, 

2 de março de 2015

PALINÓDIA

Uma crônica de Roberto de Queiroz*

O ônibus fazia uma curva e, de repente, o motorista pisou no freio. A causa da súbita freada foi o excesso de velocidade. A curva era acentuada e, para fazê-la, era preciso reduzir a velocidade antes da placa indicadora, cuja marca era de 20 Km/h. Mas acredito que o motorista passou desatento a tal indicação, pois o ônibus ia a aproximadamente 60 Km/h.
Roberto de Queiroz
Era inverno. E, por causa da chuva, que aterrissara sobre a pista durante toda a noite, havia uma camada fina, gosmenta, de barro vermelho sobre a face direita da curva em questão. Por baixo dessa camada de barro, havia a construção original da pista, que se compunha de uma mistura não homogênea de brita e piche.