1 de novembro de 2016

ESPANTANDO A CRISE

Admmauro Gommes
Poeta e professor de literatura
admmaurogommes@hotmail.com

Não dá para esconder os fatos e seus efeitos quando um momento de crise assola o país. Isso deixa toda a sociedade em pânico, furtando-se das forças necessárias para reconstrução do presente e projeção do futuro. No entanto, a maneira de encarar os desafios pode fazer toda a diferença. Escolher o lado da luta faz parte da estratégia para vencer. 
Por exemplo, numa época em que muita gente chora com facilidade, oportuno é abrir uma fábrica de lenços. Em uma cidade em que é precário o fornecimento de água potável e nas torneiras só aparece lama, em vez de reclamar, uma pessoa habilidosa torna-se vendedora de água, utilizando-se de caminhão-pipa ou até mesmo de um burro de carga. O importante é lutar com as forças que se tem, enquanto se pode. 
Certa vez, um aluno dormiu na sala de aula, no momento em que o professor colocava no quadro uma questão de matemática de difícil resolução. Enquanto escrevia, ia alertando que a questão era muito complicada e que ninguém havia resolvido nas turmas em que lecionou. Naturalmente, nenhum dos estudantes encontrou a resposta certa.  Quando o aluno que dormia se acordou, e viu a questão do quadro, respondeu de imediato. Foi o único da sala a encontrar o resultado. Aí, o mestre indagou: Você não ouviu quando eu disse que era difícil a questão?  Desculpe-me professor, disse o aluno, eu não ouvi o senhor falar sobre as dificuldades por isso meti a cara e respondi.
Quando não se conhece o problema, é como se ele não existisse. É o caso também de uma senhora que morava na zona rural, bem distante da cidade. Em uma oportunidade, perguntaram-lhe sobre a crise. O que é crise? Não sei bem o que isso? A mulher ficou confusa com esta palavra estranha ao seu vocabulário. E continuou: Porque aqui onde eu moro, todas as coisas permanecem do mesmo jeito, eu levanto cedo e sempre tem coisa para fazer. Desde o tempo da minha avó é assim. As galinhas continuam pondo, a lavoura que eu planto arranco no tempo certo, os bodes e as cabras continuam reproduzido e o leite da minha vaquinha ainda tem o mesmo sabor. Você pode me explicar o que é mesmo esse negócio de crise? 
Na verdade, não é só ignorar o obstáculo que ele desaparece. Mas enfrentá-lo com entusiasmo é fundamental. A maneira de avaliar a crise é outro ponto a ser entendido e apresenta-se de modo positivo ou negativo. Se alguém não vê possibilidade de resolução a curto prazo, com certeza, a curto prazo não virá a solução para o problema. O otimismo apressa a saída do túnel. Diante do impasse, estamos acostumados com a impossibilidade de ultrapassar as barreiras e aprendemos que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Na verdade, o dito popular está incompleto: Se lutar o bicho pode fugir. 


Publicado no Jornal FOLHA DE PERNAMBUCO (1/11/2016)

Um comentário:

  1. Muito interessante meu tio, parabéns por tamanha sabedoria e experiencia!

    ResponderExcluir