3 de agosto de 2017

WILSON SANTOS SAI DE CENA MAS NÃO DEIXA O PALCO

"Mestre Wilson Santos, fui um privilegiado em tê-lo como um dos meus condutores no magnífico campo da Literatura." (Ricardo Guerra/Jaqueira)

"Professor Wilson sempre será para nós um 'site' de conhecimento, que irá nos orientar, acerca de quaisquer incertezas ou dúvidas, sobre a Gramática da Língua Portuguesa." João Constantino Gomes Ferreira Neto - (Coordenador de Letras/Famasul)
“Meu querido mestre Wilson, meu coração reserva-lhe um lugar junto às pessoas que mais amo.Zeripe
"Grande professor, no qual me apaixonei por suas aulas e por suas cantorias. Seu retroprojetor, quem usará agora?" Mário Júnior (Letras/Famasul)

“Professor Wilson - A gramática humana que tive o privilégio de conhecer.” Pamella Emanuella Gomes de Lima (Letras/Famasul)

"Professor Wilson - Máquina da língua portuguesa." (Romélia/Letras)

"Este cidadão, mesmo fora da sala de aula, será sempre para quem o buscar uma eterna biblioteca ambulante!" (Agenor Gomes - Mustang Pneus)

“Essa gargalhada gostosa vai fazer falta na Famasul.” (Sylvia Beltrão)

   Wilson Santos
por Admmauro Gommes
Escritor e professor da FAMASUL/Palmares
admmaurogommes@hotmail.com


É bem conhecida a frase do apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” Parodiando o apóstolo e invertendo a ordem das ideias, chegaremos a uma descrição que revela bem o perfil do Professor Wilson Santos, que diria: Combati o bom combate, guardei a fé mas não terminei a carreira (ainda). 
Certamente, um grande professor aposenta-se para ser Mestre. Aliás, Mestre ele sempre foi. À primeira vez que o vi, estava em minha frente, em uma sala de aula, tratando de português e literatura. Por isso, tenho uma influência direta da parte desse amigo, exemplo de profissionalismo e cidadania. Para mim, professor emérito sempre. 

Agora, surge uma nova aposentadoria, que o afasta do campus da Famasul. Os anos se enganam quando, para preservar, aposentam um educador. Embora o descanso seja merecido, nada conseguirá distanciá-lo de uma pedagogia do cântico e da descontração que ele mesmo desenvolveu. Valeu-se das letras de música para extrair os termos essenciais da oração enquanto, por essenciais termos, formava gerações de admiradores.
Para um sábio, o conhecimento é como o vinho: o tempo só consegue aperfeiçoar seu sabor. E isso se encaixa também em Wilson Santos que sai, momentaneamente, de cena mas não deixa o palco, no instante em que direciona seus conhecimentos em investigações científicas e estudos cada vez mais profundos.
O homem velho... (desculpe-me pelo “velho”, mas foi a imagem suave que me veio à memória nesse momento) “O homem velho deixa a vida e morte para trás/ Cabeça a prumo, segue rumo e nunca, nunca mais/ O grande espelho que é o mundo ousaria refletir os seus sinais/O homem velho é o rei dos animais" (Caetano). Deste modo, a sabedoria, aliada ao conhecimento, dá ao homem ares de realeza e definitivo respeito. Eis o homem!
Em tempo: O Professor, depois que acumula tantos saberes, devia subir de patente ao se aposentar. Por exemplo, sendo Capitão, Wilson Santos, agora é Professor Major Wilson.
Continência! 


______________________

Mensagem ao Mestre Wilson Santos
por Rute Costa
Lembranças de um início de estudante na Escola Eliseu, tendo como gestor Wilson Santos. Cumprir o regimento da escola era sagrado, patriotismo era dever e a religiosidade era missão de todos a cada dia!
O tempo passa e lá vou para o EMAAG cursar o magistério e mais uma vez professor Wilson Santos está no quadro de professores da minha vida, estágio.
Alguns anos depois, consigo passar pelo tão inatingível vestibular da FAMASUL!
Parece brincadeira ou será destino?
Não acredita? Pois, acredite! Lá está Wilson Santos e, dessa vez, com mais satisfação e entusiasmo ainda pelo ensino. Cantando como na primeira escola, lendo textos de diversos tipos e gêneros textuais... Mais ainda tinha um equipamento tecnológico que me prendia a atenção. Um inusitado e prático retroprojetor de imagens! É lá que descubro que existem pessoas como você, Wilson Santos, que também responde por Gramática ambulante e ou Evanildo Bechara, carinhosamente por ser amigo pessoal e leitor assíduo do mesmo.
É, nos encontros da vida que parecem coincidências banais que descubro o privilégio que Deus me concede de nas instituições públicas e privada de ensino que pude percorrer tinha sempre exemplos de pessoas cultas e nobres.
Quando tudo parece estar no seu devido lugar, sou convidada para lecionar na FAMASUL e lá mais uma vez o destino nos aproxima, e dessa ocasião, colegas de trabalho! Como soaram doces ao meu ouvido; elogios e nota de orgulho de minha pessoa! Espero mestre, nunca o decepcionar!
Agradeço a Deus por sua vida e aposentadoria! Desejando desde sempre, vida longa e saúde para desfrutar com satisfação sua merecida vida feliz!
Um caloroso abraço.

Palmares /PE, 11 de agosto de 2017 (Dia do Estudante)





Veja um poema 
recitado por Wilson Santos
ORAÇÃO AOS MOÇOS 

(CORA CORALINA)
https://www.youtube.com/watch?v=OjdK9BPm5w0


também:


LIÇÕES DE GRAMÁTICA - NORMA CULTA
https://www.youtube.com/watch?v=m_ZDMw87fV0&t=10s

8 comentários:

  1. Pamella Emanuella Gomes de Lima3 de agosto de 2017 às 21:59

    Texto muito bom.

    Professor Wilson foi e sempre será um Mestre dos conhecimentos. Sua vontade aguçada de buscar o conhecimento é infinita e admirável.
    Apesar do tempo, foi moleque, aluno e Mestre para com todos nós.
    Caltivante era seu jeito de ensinar, em uma colocação amigável é um homem bastante inteligente, um alicerce da famasul que fará falta.
    A gramática humana que tive o privilégio de conhecer e participar ao seu lado em um so objetivo, a busca do conhecimento.
    A cada aula, os detalhes se faziam importantes, tudo era magicamente assunto discutido, ninguém saia sem aprender algo e juntos aprendemos mais.
    Sábio e amigo assim era o professor Wilson.

    ResponderExcluir
  2. Agenor Gomes (Mustang Pneus)3 de agosto de 2017 às 23:28

    Excelente Homenagem a este Homem que compartilhou com tantos seu saber, que seu coração e sua mente continuem a formar jovens e adultos. Este Cidadão, mesmo fora da sala de aula, será sempre para quem o buscar uma Eterna Biblioteca Ambulante! Que o SENHOR dos senhores o proteja sempre! Boa noite e obrigado amigo Admmauro Gommes pela partilha.

    ResponderExcluir
  3. Professor Wilson máquina da língua portuguesa,Velho não como diz meu eterno professor Ademauro cada fio de cabelo branco foi um aluno formado e de dever cumprido.

    ResponderExcluir
  4. Honra ao mérito. Grande professor, no qual me apaixonei por suas aulas e por suas cantorias. Seu retroprojetor quem usará agora? Era sua marca! Como posso rezar o Pai-nosso e não lembrar dele. Ele saiu de cena, mas não deixou o palco, já bem disse Gommes. Como sempre digo com ele: meu velho, meu bom e velho professor(velho= experiente)! Bela homenagem professor Admmauro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Professor Wilson, grande exemplo de dedicação e esforço. Merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  6. João Constantino Gomes Ferreira Neto4 de agosto de 2017 às 08:46

    Professor Wilson: mais do que um Amigo querido, um mestre; um exemplo a ser seguido (E tem sido !) por gerações.
    Uma vida toda de pesquisa e de dedicação e que, mesmo com algumas limitações físicas, por causa da saúde debilitada, nunca se furtou a participar das atividades, acadêmicas e intelectuais, sobretudo, servindo assim, como referência de competência, sabedoria e profissionalismo para toda a nossa região.
    Sua (mais do que merecida) aposentadoria não irá significar o seu afastamento, pois ele sempre será para nós, um "Site" de conhecimento, que irá nos orientar, acerca de quaisquer incertezas ou dúvidas, sobre a Gramática da Língua Portuguesa.
    Vai fazer muita falta na Academia. Entretanto, poderá ficar mais disponível, para participar dos nossos eventos literário e culturais, extracurriculares, aos quais terá sempre um lugar de honra, construído, principalmente, com base na nossa gratidão, por tudo o que ele nos repassou de sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Ao longo de minha vida sempre o cumprimentei, porque o achava bom em sua maneira simples e solidária de portar-se no meio social, cultural e intelectual da nossa cidade. Depois, tive o prazer de ser seu amigo e aluno na FAMASUL. Aí, virei eu mesmo alvo de sua sabedoria e benevolência cristã, que o faz ser este ser maravilhoso.

    Deus o abençoe e o ilumine sempre, e dê-lhe vida longa para que possamos gozar mais e mais de suas ações de puro amor ao próximo, maneira mais visível e incontestável frente ao comprometimento com o aprendizado de seus alunos.

    Eu, além de tê-lo na condição de Mestre, tenho-o como grande amigo, irmão e pai até, ao ponto de ser-lhe eternamente grato por sua intromissão frente à AEMASUL-FAMASUL para minha permanência em sala de aula.

    Aí, tem uma contribuição generalizada da presidência, diretoria e núcleo pedagógico aos quais em Prof. Wilson serei infinitamente grato. Meu querido mestre, meu coração reserva-lhe um lugar junto às pessoas que mais amo. Beijo grande em seu coração de amor e amar.

    ResponderExcluir

  8. Mestre Wilson Santos, fui um privilegiado em tê-lo como um dos meus condutores no magnífico campo da Literatura. Obrigado por dividir comigo e os demais colegas um pouco do vosso tesouro do saber. Desse teu eterno discípulo, Ricardo Antônio Guerra da Silva

    ResponderExcluir