BRASILEIRA I

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL - FAMASUL



PLANO DE ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA I
Professor Admmauro Gommes
4º Período de Letras
Carga horária: 60h
1º Semestre de 2014
081-9272.7036        admmaurogommes@hotmail.com         professordeliteratura.blogspot.com

EMENTA: Estudo da literatura brasileira no processo histórico-econômico-cultural e literário do Período Colonial.

EIXO TEMÁTICO: As diferentes linguagens no ensino de língua portuguesa

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.1. ESTUDOS INTRODUTÓRIOS: Literatura e os momentos históricos. O Colonialismo e as manifestações literárias. Século XVI: O Quinhentismo europeu. Papel das crônicas historiográficas, o papel dos Jesuítas e Influências, autores e obras.
1.2. LITERATURA BARROCA
1.2.1.-Conceito, Paralelismo: preocupação estética no Brasil-colônia e em Portugal, O Barroco: origens e características, a obra de Pe. Antônio Vieira e Gregório Mattos
         
1.3. ARCADISMO
1.3.1.-Conceito, origens e características. O movimento no Brasil. O Arcadismo na poesia lírica, épica e satírica.

1.4. AUTORES E ESTUDO DAS OBRAS PRINCIPAIS: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Santa Rita Durão e Basílio da Gama
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2.1. Distinguir as características dos diversos movimentos literários a partir do Quinhentismo.
2.2. Reconhecer os textos que caracterizam os estilos barroco e arcadismo.
2.3. Emitir parecer teórico e crítico sobre o texto dos cronistas do século XVI.
2.4. Articular o conhecimento literário com textos informativos.
2.5. Reconhecer a estética literária do Brasil-colônia em relação a Portugal.

3. SITUAÇÃO DIDÁTICA
3.1. Discussão sobre a importância de texto literário enquanto arte de sugestão e forma de expressar a realidade e o contexto histórico.
3.2. Consulta às diversas fontes: artigos, monografias, teses, enciclopédias, internet, bem como a textos históricos e literários.
3.3. Compreensão dos movimentos sociais geradores de correntes literárias através de textos históricos.
3.4. A intertextualidade a partir da literatura.
3.5. Participação do texto literário em cada época.
3.6. Envolvimento da literatura com o meio sócio-político.

4. RECURSOS: pincel para quadro branco, livros, resumos de livros, artigos, retroprojetor e utilização de blogs e sites.

5. AVALIAÇÃO
Atividades realizadas em sala de aula
Leitura orientada (20 horas: Pero Vaz de Caminha, João Constantino, Gregório de Matos, Pe. Vieira e Tomás Antonio Gonzaga)
Participação de forma interativa
Trabalhos de pesquisa individual e em grupo, levando-se em conta a correta argumentação, domínio de conceitos, vocabulário específico e uso adequado da língua culta.
  
6. REFERÊNCIAS
BASTOS, Alcmeno. Poesia Brasileira e estilos de Época. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1999.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
ELIA, Silvio. Fundamentos histórico-lingüísticos do português no Brasil. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
GOMMES, Admmauro. Síntese da literatura Brasileira. Recife: Ideia Empreendimentos, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El Rei D. Manuel, Dominus. Rio de Janeiro: Suzano, 2000.
FERREIRA NETO, João Constantino. A Carta: O sonho que se fez real. In: Descobrindo Portugal. Vol. 3. Recife: Universidade do Porto, 2003.
GOMMES, Admmauro. Brasil: Primeiro século de história literária. Palmares: FAMASUL.2001
GONZAGA, Tomás Antonio. Marília de Dirceu e Cartas Chilenas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
MATOS, Gregório de. Obras completas. Record,  1999.
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época da literatura. 15ª edição. São Paulo: Ática, 1999.
VIEIRA, Pe. Sermões do Padre Antonio Vieira. São Paulo: Núcleo, 1994.