PRÁTICA II



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
BR 101 sul – km 186 Engenho São Manoel, s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br

PLANO DE ENSINO


I – IDENTIFICAÇÃO:


CURSO: Licenciatura Plena em Letras
DISCIPLINA: Prática Pedagógica II
PRÉ-REQUISITO:
DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ademauro Maurício Gomes
Ano: 2018
Semestre Letivo:   ( X  ) Primeiro    (    ) Segundo
Total de Créditos: 2           
Carga Horária: 30 h/a




II – EMENTA: Construir competências para utilizar a internet enquanto lugar e fonte de pesquisas científicas



III – OBJETIVOS

3.1. Geral:
Utilizar a internet como fonte de pesquisa científica

3.2. Específicos:
3.2.1. Realizar pesquisas na internet  
3.2.2. Publicar textos via blog  
3.2.3. Comentar atividades propostas pelo professor
3.2.4. Reconhecer as técnicas de criação e alimentação de blogs




IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO      
4.1. Leitura de textos sobre blog e site
4.2. Criação de grupos de estudos para alimentar o blog
4.3 Organizar blog ou grupo de estudo em rede social para divulgação de temas educacionais, culturas  
 ou científicos;
4.4. Debate: Problematizar o uso da internet, enquanto fonte de pesquisa científica;
4.5. Trabalhar a produção de um questionário para verificação interna de assunto atinente ao uso da
   internet no meio acadêmico;
4.6. Divulgar os textos na net
4.7. Elaborar texto recomendando o bom uso do computador pelos estudantes de graduação.




V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

( X ) Aula Expositiva
(    ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
( X ) Trabalho de Campo
( X ) Execução de Pesquisa on-line
(    ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( X ) Produção de textos




VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.1. Participação de forma interativa presencial e on-line
6.2. Pesquisa individual e em grupo, levando-se em conta o domínio das técnicas de pesquisa, edição e publicação de textos via blog, sites e-mails
6.3. Relatório sobre experiências do aluno/memorial e análise da participação no blog



VII – REFERÊNCIAS


AGÊNCIA SAWI. A importância dos blogs. Disponível em: http://www.agenciasawi.com.br/blog/a_importancia_dos_blogs/     Acesso: 26/ago/2017.
ALMEIDA, Fernando José de e ALMEIDA, Maria Elizabeth B.B. de. Liderança, gestão e tecnologias. São Paulo: PUC, 2006.
PINHEIRO, Beta. A importância dos blogs para as marcas. Disponível em:
ROSSETTI, Fernando. Mídia e escola: perspectivas para políticas públicas. São Paulo: UNICEF, 2005. Pp. 83-97.
SILVA Jr. Antonio P. da. Uso de novas tecnologias na educação. Pp. 36-37. In: Cadernos Temáticos. Nº 4. Brasil. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos04_v1.pdf   Acesso: 26/ago/2017.
ZUINI, Priscila. 4 leituras importantes para entender a era digital. Disponível em:


Palmares, 21 de fevereiro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário